A importância dos megapixels

Compartilhar

Já é mais do que comum ouvirmos comparações do tipo “Minha câmera tem 22mpixels, então é melhor do que aquela de 12mpixels”. Se você também pensa desta maneira, está na hora ler este artigo e rever seus conceitos…

Quanto mais megapixels, melhor?
De um modo geral, a resposta é na verdade o contrário: pior!

Este mito da relação direta entre megapixels e qualidade é apenas mais uma peça de marketing criada pelos fabricantes, e predomina principalmente em mercados de usuários mais leigos, como na venda de câmeras compactas ou celulares. Novos modelos com mais e mais megapixels são lançados frequentemente, criando em você um sentimento de que sua câmera atual já esteja ultrapassada e precise ser trocada.

Câmeras compactas possuem uma grande limitação quanto à incidência de luz devido ao seu tamanho reduzido. Seus sensores são produzidos em dimensões físicas padronizadas, e ao aumentar-se o número de pixels dentro de uma mesma área, cada pixel capta menos luz, e consequentemente gera mais ruído na imagem… Ou seja, uma câmera com menos megapixels pode ser capaz de gerar imagens com mais qualidade do que uma com mais megapixels em certas situações, como fotos noturnas!

Então, o que os megapixels representam na realidade?

Expresso em megapixels, a resolução é simplesmente uma unidade de medida de área (assim como o metro quadrado) que pode ser calculada simplesmente com a multiplicação do número de pixels na horizontal pelo número de pixels na vertical da imagem. A Canon EOS 5D mark II, por exemplo, produz imagens com 5,616 × 3,744 pixels. Multiplicando os números, teremos como resultado o valor de 21.026.304…. ou seja, 21MPixels.

mpixels

Por ser uma unidade de área, a resolução é uma informação muito importante caso a pessoa faça grandes impressões. Quanto maior a resolução, maior será o tamanho possível de se imprimir aquela imagem sem perda de qualidade. Também é muito importante para quem faça grandes cortes na imagem.

Para a maioria dos usuários, que tiram as fotos somente para postar em redes sociais ou guardar digitalmente, grandes resoluções passam a ser totalmente desnecessárias, bastando geralmente até 3 mpixels para que a imagem tenha tamanho mais do que suficiente para tal.

O resultado? Muitos megabytes ou gigabytes desperdiçados em seu HD!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *