Como segurar sua câmera

Compartilhar

À primeira vista, este tema tem pouca importância e pode ser considerado irrelevante, ou parecer básico de mais, sendo negligenciado por muitas pessoas. Porém, tenha em mente que sua observância trará mudanças positivas que influenciarão para sempre os resultados de suas fotografias (e até mesmo a maneira como outros fotógrafos te vêem), devendo ser considerado antes de tudo.

A perda de nitidez causado pela vibração da câmera por não estar firmemente apoiada é algo muito frequente entre fotógrafos amadores e aqueles com mais experiência, mas que não se atentam a este problema. Isso é especialmente notável em ambientes pouco iluminados, quando mínimos movimentos da câmera podem arruinar as fotos.

Um tripé seria a melhor solução, porém nem sempre é possível utilizar um. Por isso, aprender a manusear e segurar corretamente o equipamento pode ser a solução para aumentar consideravelmente o aproveitamento de suas imagens.

Então confira a seguir algumas informações sobre como segurar sua câmera:

Segurando a câmera na horizontal

O aspecto mais importante ao se segurar a câmera na horizontal são os cotovelos, que devem estar firmemente dobrados contra o corpo. Além disso, tente pressionar a câmera contra seu rosto.

Atenção especial em sua mão esquerda, que deve sempre apoiar a lente por baixo.

A imagem a seguir ilustra o modo correto de se segurar uma câmera na horizontal:

Maneira correta de se segurar uma câmera na horizontal

Segurando a câmera na vertical

A posição vertical é um pouco mais difícil para se segurar a câmera, pois um dos cotovelos precisa ser levantado, removendo assim um dos pontos de apoio com o corpo. Ainda assim, é bem parecido com o modo de se segurar na horizontal.

A imagem a seguir ilustra o modo correto:

Maneira correta de se segurar uma câmera na vertical

O uso de um acessório chamado Grip pode ser extremamente benéfico. Além de possuir 2 slots de bateria, ele também adiciona outro botão disparador à câmera, juntamente com alguns outros comandos. Isso proporciona ao fotógrafo a possibilidade de se fotografar a câmera na vertical segurando-a da mesma forma que seguraria na horizontal.

Segurando uma câmera com Grip

Encontre apoios

Como você pôde perceber, os pontos de apoio são a chave para manter a câmera fixa. Sempre que possível, encontre alguma parede, árvore, placa, etc, para que você possa se apoiar e manter uma posição mais estável. O próprio ato de se agachar pode ser uma boa ideia, usando sua perna como apoio para o cotovelo. Veja:

Encontre apoios para aumentar a estabilidade da câmera

Também é possível apoiar a câmera diretamente sobre alguma superfície como grades, lixeiras, pedras, bancos, etc:

Erros comuns

Um dos erros mais comuns, tanto ao se segurar a câmera na horizontal quanto na vertical, é o posicionamento da mão esquerda. A imagem a seguir ilustra este modo incorreto. Note que a mão esquerda deixa de auxiliar no apoio da câmera:

Maneira incorreta de se segurar uma câmera

Outro erro é o posicionamento dos cotovelos quando são mantidos abertos e sem apoio no corpo. Tal postura provoca perda de estabilidade com a oscilação dos braços. A imagem a seguir ilustra isto:

Maneira incorreta de se segurar uma câmera
Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *