Funcionamento de uma câmera fotográfica

Compartilhar

Você não precisa saber nada sobre a combustão interna para dirigir um carro, nem entender de tecnologia digital para usar uma câmera fotográfica. No entanto, dominar seu equipamento traz uma compreensão de como o conjunto funciona e permite saber aproveitar cada recurso presente em suas mãos.

O esquema abaixo descreve resumidamente todo o processo de captura da imagem, antes e após o click.

componentes

Observando a figura acima, é possível identificar diversos componentes chave.

(1) Caminho de luz principal: Estas setas representam o caminho principal percorrido pela luz ao entrar pela objetiva. Após atravessar os elementos óticos, grande parte dela é direcionada pelo espelho (3) até o focusing screen (4), a partir do qual chegará até seus olhos, e uma pequena parte é desviada para o sensor de focagem automática (8). No momento do disparo, o espelho (3) se levanta e permite que toda a luz incida sobre o sensor (9).

(2) Objetiva / elementos óticos: Cada objetiva contêm um determinado número de elementos. Internamente, alguns são fixos e outros móveis (para focar e/ou dar zoom). Em objetivas com estabilizador de imagem, um grupo de elementos pode se mover horizontalmente ou verticalmente para cancelar parte da vibração da câmera.

(3) Espelho: O espelho é um componente que possui uma articulação em sua extremidade superior, permitindo que ele se movimente para cima ou de volta para a posição de repouso. Como dito anteriormente em (1), o espelho distribui a luz em dois caminhos distintos, e no momento do disparo ele se movimenta para cima permitindo que a luz se dirija até o sensor (9). Neste momento, o fotógrafo não enxergará a imagem pelo visor (7) devido ao espelho levantado e consequente mudança de trajetória.

(4) Focusing screen: No estado de repouso, a maior parte da luz refletida pelo espelho é projetada no focusing screen (tela de focagem), uma superfície de vidro que auxilia o fotógrafo na visualização da imagem e na correta focagem.

(5) Pentaprisma / pentamirror: Após passar pelo focusing screen, a imagem é refletida diversas vezes por espelhos devidamente angulados para que a imagem seja invertida (toda imagem forma-se de cabeça para baixo pela objetiva) e chegue aos seus olhos na posição correta.

(6) Fotômetro: O fotômetro interno da câmera faz uma leitura da luz usando uma matriz de pontos, distribuídos em zonas cobrindo toda a cena. Ele permite medir a incidência de luz e fazer cálculos de exposição, que poderão fazer uma média considerando toda a imagem ou apenas porções centrais. Mais detalhes sobre isso podem ser lidos no post sobre modos de medição.

(7) Visor (viewfinder): Este é o componente que nos permitir enxergar a imagem antes de fotografar. Geralmente possui um ajuste de dioptria que permite compensar problemas de visão do fotógrafo de modo que este possa fotografar sem usar óculos.

(8) Sensor de foco: É o responsável por realizar o foco automático, sendo formado por pontos de focagem específicos espalhados por diferentes partes da cena. Os pontos de foco a serem utilizados são selecionáveis pelo fotógrafo. Geralmente leva em consideração diferenças de contraste ou linhas para calcular a focagem correta.

(9) Obturador / sensor: O obturador é um par de lâminas que se movimenta verticalmente (9, esquerda), abrindo o caminho para que a luz proveniente da lente possa passar e se projetar sobre o sensor (9, direita) quando o espelho se levantar no momento do disparo. O sensor então transforma a luz em sinais eletrônicos, que são transmitidos para processadores de imagens e em seguida armazenados em um cartão de memória.

 

O entendimento de como os principais componentes de uma câmera funcionam e como a luz se comporta ao entrar pela lente lhe dá um grau muito maior de controle sobre a fotografia.
Agora você é capaz de olhar para sua câmera fotográfica de uma forma mais crítica e se sentir mais confiante diante da infinidade de recursos existentes!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *