Filtros

Compartilhar

Os filtros são acessórios geralmente inseridos na parte frontal das objetivas com as mais diversas finalidades, como proteger a lente, modificar o contraste, reduzir a luminosidade, produzir efeitos especiais, balancear cores, etc. Alguns não podem faltar na bolsa de um fotógrafo, como os filtros ND (densidade neutra), filtros CPL (polarizador) e filtros protetores, como o UV. A seguir, veremos mais detalhes sobre cada um destes.

Filtro UV

Os filtros UV não proporcionam nenhum efeito estético nas fotos (uma pequena perda de nitidez pode acontecer com filtros de baixa qualidade). São indispensáveis para proteção do elemento frontal de uma lente, sendo eficaz contra areia, poeira, água, gorduras, insetos, arranhões e batidas.

Filtro quebrado após queda ou pancada. A lente foi poupada, basta trocar o filtro

Filtro CPL – Polarizador

São usados principalmente para eliminar brilhos e reflexos de superfícies não metálicas, como vidro e água. A luz emitida pelo sol vibra em várias direções de forma ondulatória. Há certas circunstâncias em que a luz oscila em um só plano, denominado plano de polarização. O filtro polarizador deixa passar somente os raios paralelos a ele, os outros serão bloqueados.

Comparação entre uma foto com filtro polarizador, e uma sem filtro. Repare nos reflexos

Para isto, os filtros polarizadores possuem um anel de regulagem giratório que permite aumentar ou diminuir o efeito produzido. Este efeito pode ser visto em tempo real pelo visor de sua câmera. Além de retirar reflexos, ele também tende a saturar as cores e aumentar o contraste da cena, sendo muito útil em fotografias de paisagem. O céu tende a ter seu azul intensificado, e as vegetações a ter o verde vivo.

Os efeitos serão mais acentuados ao se utilizar o filtro em um ângulo próximo a 90° em relação ao sol, ou no caso de reflexos, são mais acentuados quando o utilizamos entre 30° e 40° em relação à superfície.

Filtro ND – Densidade Neutra

Sua principal função é bloquear parte da luz que entra pela lente. Extremamente útil quando desejamos utilizar tempos de exposição longos. Estão disponíveis em diferentes graus de intensidade, como ND2, ND4, ND8 e ND400.

Longas exposições durante o dia são possíveis com o uso de filtros ND

Diâmetro da lente

Antes de adquirir um filtro, é preciso ficar atento ao diâmetro da sua objetiva para que o filtro seja compatível. Este diâmetro normalmente é indicado no corpo da lente, e não deve ser confundido com a distância focal. Veja este exemplo:

Esta é uma foto de uma Canon EF 24-70 f2.8L USM. Como você pode observar, o diâmetro está indicado na própria lente (77mm). Sabendo disto, você poderá comprar qualquer filtro rosqueável que tenha um diâmetro de 77mm com a certeza de que haverá compatibilidade.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *